quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Modelo de apresentação de "Palestra"- Estrutura de organização

Boa Noite a todos! Gostaria de agradecer o convite da professora Dr.ª Suzana Pagot e a Universidade de Caxias do Sul pela oportunidade e também dizer-lhes que é uma imensa satisfação estar aqui nesta noite para dialogar com vocês sobre a temática da Cultura.
Este tema foi escolhido em virtude das diversidades conceituais do termo cultura, tendo em vista a importância desses diferentes conceitos para cada área de conhecimento e também explicitar o amplo papel social que a cultura nos proporciona em nossas relações com sociedade e seus indivíduos.
Pelo fato de ser uma temática muito abrangente, fiz uma divisão para facilitar o entendimento das abordagens, primeiramente, falarei sobre o conceito básico de cultura e posteriormente, das distinções e diferentes concepções que as áreas do conhecimento ( Filosofia e Sociologia) definem como cultura.
Nesse primeiro momento falarei sobre o conceito básico de Cultura:
Mas afinal o que é cultura?
Cultura é: de modo mais geral o conhecimento, a arte, as crenças, a moral, a lei, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelos indivíduos de uma determinada sociedade ou grupo.
Como as áreas do conhecimento definem cultura?
Filosofia: De acordo com a filosofia a cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. A cultura é uma atitude de interpretação global e pessoal.
Sociologia: define Cultura como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.
Para finalizar gostaria de destacar a cultura como um conjunto de representações, maneiras de ser, maneiras de se comportar e de agir, que é comum a um determinado grupo de indivíduos, a cultura é adquirida historicamente onde cada cultura apresenta-se de diferentes maneiras variando de sociedade para sociedade, ou de grupo para grupo.
A nossa cultura é muito importante para o desenvolvimento da sociedade. Podemos valorizar e respeitar as diferentes formas culturais? Que olhar temos em relação à cultura dos outros?
Todas as culturas são importantes e de certa forma estão interligadas e devemos sim respeitá-las e certamente temos muito a aprender com todas as formas culturais, pois elas enriquecem e complementam a nossa forma de pensar agir e nos manifestar.
Agradeço a atenção de todos vocês. Tenham uma boa noite repleta de reflexões. Muito obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário