segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Resumo- Os objetivos Educacionais são necessários?( Prof. Ricardo Baldazzare )



Universidade de Caxias do Sul

Centro de Ciências Humanas

Licenciatura em Sociologia

Disciplina de Ensino de Sociologia

Prof. Ricardo Baldazzare

Aluna : Éllen Cristina Silveira de Jesus

 

Resumo : Os objetivos Educacionais são necessários?

 

     Por trás de cada ação pedagógica existe um objetivo, partindo da reflexão do educador em relação ao compromisso que assumiu com educando. O objetivos devem ser selecionados de acordo com a realidade externa e os limites em sala de aula, neste momento o educador deverá avaliar, analisar e selecionar aquilo que é prioritário e relevante, levando sempre em consideração a realidade dos educandos em seu meio social, econômico, político e cultural.

     À partir destas observações , o professor poderá partir para construção do conhecimento. Um objetivo não deve ser impreciso, pois apresenta desvantagens: “tudo que diz é tão amplo que nada diz”( ter clareza na linguagem e conteúdos), “é impossível esperar que objetivos vagos sirvam para orientar as decisões quanto sua relação de relevâncias”( cabe ao professor refletir sobre a dimensão real dos comportamentos que traduzem as expectativas dos alunos.

     É fundamental que os educadores tornem seus objetivos e sua prática, neste sentido torna-se imprescindível a “operalização” dos mesmos, no sentido de exercitar a nossa capacidade transformadora, ou seja, se os objetivos se referem a uma ação, tornam-se suficientes para orientar nossas decisões.

     Por fim , um objetivo deve ser expresso de modo a garantir que ocorra a tradução do discurso verbal para a ação pedagógica e isto se dá através da operalização.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário