segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Plano de Ensino ( Ensino de Sociologia-Prof. Ricardo Baldazzare )


NOME DA ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MEDIO HENRIQUE EMILIO MEYER

ANO:2013

TURNO: MANHÃ

SÉRIE: 2º ANO

TURMA: 203

NÚMERO DE ALUNOS: 30

CARGA HORÁRIA: 8 HORAS

PROFESSOR TITULAR: ENDRIGO CORSO LONGHI

PROFESSORA ESTAGIÁRIA: ÉLLEN SILVEIRA

HORÁRIO DAS AULAS: 1 PERÍODO SEMANAL

NÚMEROS DE HORAS AULAS PREVISTAS PARA UNIDADE PROGRAMÁTICA: 3 HORAS

NÚMERO DE HORAS PREVISTAS PARA TEMÁTICA: 8 HORAS AULA.

PLANO DE ENSINO

TEMÁTICA:

-IDEOLOGIA/UTOPIA

-DEMOCRACIA/ESTADO

-MOVIMENTOS SOCIAIS/GRUPOS SOCIAIS

OBJETIVOS:

-PROMOVER O CONHECIMENTO DA TEMÁTICA;

-POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO COM RELAÇÃO AOS CONCEITOS TRABALHADOS;

-RECONHECER A IMPORTANCIA DESTES CONCEITOS PARA A VIDA SOCIAL.

OBJETIVO GERAL:

-IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS IDEOLOGIAS PRESENTES NA REALIDADE COTIDIANA;

-SALIENTAR PONTOS IMPORTANTES E ALGUMAS FALÁCIAS QUE ENVOLVEM TAIS CONCEITOS;

-CONHECER OS TIPOS DE DEMOCRACIA QUE REGEM AS SOCIEDADCES;

-TRABALHAR O CONCEITO DE ESTADO COMO GESTOR SOCIAL;

-RELACIONAR GRUPOS SOCIAIS E SUA AÇÃO PRÁTICA DENTRO DE MOVIMENTOS SOCIAIS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-PROBLEMATIZAR CONCEITOS CHAVE JUNTAMENTE COM OS ALUNOS;

-CONSTRUIR O CONHECIMENTO COM BASE NA REALIDADE;

-PROPORCIONAR DIÁLOGO E DEBATE;

-RELACIONAR  E COMPARAR CONCEITOS;

-POSSIBILITAR INTERAÇÃO DOS CONCEITOS TRABALHADOS.

METODOLOGIA:

-AULAS EXPOSITIVAS, DIALOGADAS;

-TRABALHOS EM GRUPO, DUPLAS E INDIVIDUAL;

-DOCUMENTÁRIOS/ VIDEOS;

-PESQUISAS BIBLIOTECA/ INTERNET.

RECURSOS MATERIAIS:

-SALA DE VIDEO;

-BIBLIOTECA;

-LABORATÓRIO DE INFORMATICA;

-SALA DE AULA.

SIATEMA DE AVALIAÇÃO

-AVALIAR OS TRABALHOS EM GRUPO, DUPLAS E INDIVIDUAL, DE ACORDO COM A COMPETÊNCIA E HABILIDADE DENTRO DO CONTEÚDO PROPOSTO;

-EXERCICIOS DE INTERPRETAÇÃO, POSICIONAMENTO CRÍTICO DO ALUNO FRENTE AO CONTEÚDO TRABALHADO;

-PROVA OBJETIVA-DESCRITIVA ENVOLVENDO QUESTÕES COM OS PRINCIPAIS CONCEITOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

-SOCIOLOGIA –UMA INTRODUÇÃO CRÍTICA- PEDRO DEMO

-DIDÁTICA- A AULA COMO CENTRO-MASSETO

-SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO-NELSON DACIO TOMAZI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário