NOME
DA ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MEDIO HENRIQUE EMILIO MEYER
ANO:2013
TURNO:
MANHÃ
SÉRIE:
2º ANO
TURMA:
203
NÚMERO
DE ALUNOS: 30
CARGA
HORÁRIA: 8 HORAS
PROFESSOR
TITULAR: ENDRIGO CORSO LONGHI
PROFESSORA
ESTAGIÁRIA: ÉLLEN SILVEIRA
HORÁRIO
DAS AULAS: 1 PERÍODO SEMANAL
NÚMEROS
DE HORAS AULAS PREVISTAS PARA UNIDADE PROGRAMÁTICA: 3 HORAS
NÚMERO
DE HORAS PREVISTAS PARA TEMÁTICA: 8 HORAS AULA.
PLANO
DE ENSINO
TEMÁTICA:
-IDEOLOGIA/UTOPIA
-DEMOCRACIA/ESTADO
-MOVIMENTOS SOCIAIS/GRUPOS
SOCIAIS
OBJETIVOS:
-PROMOVER O CONHECIMENTO DA
TEMÁTICA;
-POSSIBILITAR O
DESENVOLVIMENTO CRÍTICO COM RELAÇÃO AOS CONCEITOS TRABALHADOS;
-RECONHECER A IMPORTANCIA
DESTES CONCEITOS PARA A VIDA SOCIAL.
OBJETIVO
GERAL:
-IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS
IDEOLOGIAS PRESENTES NA REALIDADE COTIDIANA;
-SALIENTAR PONTOS
IMPORTANTES E ALGUMAS FALÁCIAS QUE ENVOLVEM TAIS CONCEITOS;
-CONHECER OS TIPOS DE
DEMOCRACIA QUE REGEM AS SOCIEDADCES;
-TRABALHAR O CONCEITO DE
ESTADO COMO GESTOR SOCIAL;
-RELACIONAR GRUPOS SOCIAIS E
SUA AÇÃO PRÁTICA DENTRO DE MOVIMENTOS SOCIAIS.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-PROBLEMATIZAR CONCEITOS
CHAVE JUNTAMENTE COM OS ALUNOS;
-CONSTRUIR O CONHECIMENTO
COM BASE NA REALIDADE;
-PROPORCIONAR DIÁLOGO E
DEBATE;
-RELACIONAR E COMPARAR CONCEITOS;
-POSSIBILITAR INTERAÇÃO DOS
CONCEITOS TRABALHADOS.
METODOLOGIA:
-AULAS EXPOSITIVAS,
DIALOGADAS;
-TRABALHOS EM GRUPO, DUPLAS
E INDIVIDUAL;
-DOCUMENTÁRIOS/ VIDEOS;
-PESQUISAS BIBLIOTECA/
INTERNET.
RECURSOS
MATERIAIS:
-SALA DE VIDEO;
-BIBLIOTECA;
-LABORATÓRIO DE INFORMATICA;
-SALA DE AULA.
SIATEMA
DE AVALIAÇÃO
-AVALIAR OS TRABALHOS EM
GRUPO, DUPLAS E INDIVIDUAL, DE ACORDO COM A COMPETÊNCIA E HABILIDADE DENTRO DO
CONTEÚDO PROPOSTO;
-EXERCICIOS DE
INTERPRETAÇÃO, POSICIONAMENTO CRÍTICO DO ALUNO FRENTE AO CONTEÚDO TRABALHADO;
-PROVA OBJETIVA-DESCRITIVA
ENVOLVENDO QUESTÕES COM OS PRINCIPAIS CONCEITOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
-SOCIOLOGIA –UMA INTRODUÇÃO
CRÍTICA- PEDRO DEMO
-DIDÁTICA- A AULA COMO
CENTRO-MASSETO
-SOCIOLOGIA PARA O ENSINO
MÉDIO-NELSON DACIO TOMAZI
Nenhum comentário:
Postar um comentário