Universidade
de Caxias do Sul
Centro
de Ciências Humanas
Curso:
Licenciatura em sociologia
Aluna:
Éllen Cristina Silveira de Jesus
Professor:
Ricardo Baldazzare
Plano
de atividade proposto para:
Escola
Estadual de Ensino Médio Henrique Emilio Meyer
Turma:2ºano
Disciplina
de Sociologia
Justificativa
Em Sociologia é possível através da
pesquisa empírica e teórica, problematizar fenômenos sociais visando algumas
atribuições: investigar, identificar, descrever, classificar e
interpretar/explicar, ou seja, possui um papel analítico de todos os fatos e
fenômenos sociais. O conhecimento sociológico visa compreender uma série de
transformações e acontecimentos que ocasionam mudanças políticas, econômicas,
sociais e culturais. Estas transformações mudam a concepção de Estado, família,
trabalho, relações de poder e de classes sociais presentes no cotidiano dos
indivíduos, dentro deste contexto cabe ao professor orientar seus alunos no
sentido de compreenderem e avaliarem estes impactos, também visando um
posicionamento crítico e ativo dos mesmos para que encontrem seus papeis
perante a sociedade.
O estudo da sociologia como ciência que
estuda a sociedade deve englobar em seus conceitos os processos sociais, a
socialização, rede de relações, a interação social e também destacar o
surgimento, a manutenção e as mudanças dos sistemas sociais e suas estruturas,
analisando os contrastes tanto de exclusão social quanto a concentração do
poder e da renda, levando em conta suas desigualdades. Desta forma, torna-se
imprescindível uma reflexão em torno do conceito de cultura (Antropologia), que
permitirá ao aluno uma socialização mais ampla ao comparar a cultura de diferentes
sociedades, visando compreender e identificar as normas e padrões antagônicos
entre uma cultura e outra. O educando deve transmitir o conhecimento de modo
que o aluno perceba o caráter de construção cultural, levando em conta as
modificações e transformações no mundo global, onde os avanços tecnológicos
modificam o cenário de muitas relações, inclusive as relações de trabalho, que se
identifica como fato cultural mudando a direção do próprio termo. Possibilitando
ao aluno uma reflexão antropológica, no sentido de que identifique estas modificações
e o reflexo delas na esfera social e permita-se relativizar com o meio em que
vive onde a convivência com a diversidade não seja de estranheza e sim de
aceitação. Também faz-se necessário por parte do professor levar o aluno ao
entendimento de como construir seu papel social, a participar e exercer sua
cidadania, questionar seus deveres e reivindicar seus direitos como cidadão. É
de fundamental importância trabalhar em sala de aula as ideologias e suas
contradições, explicitando as diferenças entre o discurso e suas práticas,
orientando-os a respeito do papel da indústria cultural e o poder da mídia
massificada, que possuem influencia no sentido de serem grandes indutores de
consumo e promovedores de alienação.
A disciplina de sociologia deve enfatizar
a vida social, o cotidiano, as formas de linguagens, que são fundamentais para
fortalecer a comunicação e a interação da vida dos indivíduos em sociedade.
Também salientar para os alunos a perceberem e compreenderem o papel das
instituições sociais no controle dos mesmos e também no reforço da ordem. Este
controle nos direciona a questões referentes à política, afinal, estes
processos políticos interferem na dinâmica das estruturas sociais que consolidam
ou fragmentam o controle social, faz-se então, de fundamental importância que o
educando forme uma opinião política argumentada para levar aos alunos a
refletirem sobre suas opiniões, que através deste posicionamento possam ampliar
suas concepções e identificarem as relações de poder existentes na sociedade,
levando o aluno a uma análise política e fazendo com ele perceba, evidencie e
dimensione esta relação entre poder e política objetivando-o a assumir uma
postura ou uma prática válida. Dentro de tantos tópicos de relevância
sociológica, cabe ao professor problematizar o conceito de Estado que, dentro
desta lógica, assume um papel de racionalizador e distribuidor do poder
legítimo, desenvolvedor de sistemas econômicos desiguais. Este conceito também
enquadra teorias e estudos sobre sua origem e finalidade a fim de provocar uma
reflexão profunda sobre suas formas, estruturas, sistemas, formas de governo,
regimes políticos, democracia entre outras questões. Desta forma o aluno
perceberá os resultantes destas estruturas e conceitos que compõem a vida
cotidiana possibilitando-o a comparar o contexto geral e a relação do Estado
com a sociedade e suas instituições.
Diante de tantas possibilidades de estudo em relação ao ensino/aprendizagem da
Sociologia como disciplina obrigatória nas escolas e recentemente reconhecida
pela lei 9.394/96. Certamente é fundamental evidenciar e esclarecer como
realmente funciona a sociedade visando também um estudo que engloba todos os
enquadramentos sociais em seus diferentes aspectos. Torna-se de fundamental
importância que tais conhecimentos estejam disponibilizados a sociedade em
geral e desta maneira conscientizar principalmente os alunos da funcionalidade
da sociedade em que vivem. Podemos concluir que a importância de ensinar sociologia
vai muito além da transmissão do conhecimento de forma teórica/metodológica. A
Sociologia tem capacidade formadora de juízo crítico perante a realidade
social, seu ensino torna-se cada vez mais relevante de modo que seu estudo
avance no sentido da compreensão da sociedade em aspecto geral. Ela engloba
conceitos fundamentais para o entendimento das estruturas e conjunturas que
permeiam a vida social.
OBJETIVOS E AÇÕES
- Explicitar as diferentes ideologias e um leque de utopias presentes na sociedade;
- Enfatizar a exist~encia de grupos Sociais e também direcionar a ação prática no
sentido da participação em movimentos sociais organizados.
- Explicitar as diferentes ideologias e um leque de utopias presentes na sociedade;
- Enfatizar a exist~encia de grupos Sociais e também direcionar a ação prática no
sentido da participação em movimentos sociais organizados.
-Salientar
a importância de Sociologia para reconhecer a realidade.
-identificar conceitos como Estado e Democracia;
-identificar conceitos como Estado e Democracia;
-Possibilitar
um entendimento e reflexão do significado dos conceitos de Estado, Democracia, Ideologia, utopia, Movimentos Sociais, Grupos Sociais;
-Uma
descrição que defina características da nossa sociedade dentro dos conceitos trabalhados;
-elaboração
de trabalhos de acordo com os conteúdos trabalhados
CONCLUSÃO
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