segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Plano de Atividade (Ensino de Sociologia-Prof. Ricardo Baldazzare )


Universidade de Caxias do Sul

Centro de Ciências Humanas

Curso: Licenciatura em sociologia

Aluna: Éllen Cristina Silveira de Jesus

 
Professor: Ricardo Baldazzare

Plano de atividade proposto para:

Escola Estadual de Ensino Médio Henrique Emilio Meyer

Turma:2ºano

Disciplina de Sociologia

 
PLANO DE ATIVIDADE

 

Justificativa

     

     Em Sociologia  é possível através da pesquisa empírica e teórica, problematizar fenômenos sociais visando algumas atribuições: investigar, identificar, descrever, classificar e interpretar/explicar, ou seja, possui um papel analítico de todos os fatos e fenômenos sociais. O conhecimento sociológico visa compreender uma série de transformações e acontecimentos que ocasionam mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais. Estas transformações mudam a concepção de Estado, família, trabalho, relações de poder e de classes sociais presentes no cotidiano dos indivíduos, dentro deste contexto cabe ao professor orientar seus alunos no sentido de compreenderem e avaliarem estes impactos, também visando um posicionamento crítico e ativo dos mesmos para que encontrem seus papeis perante a sociedade.

      O estudo da sociologia como ciência que estuda a sociedade deve englobar em seus conceitos os processos sociais, a socialização, rede de relações, a interação social e também destacar o surgimento, a manutenção e as mudanças dos sistemas sociais e suas estruturas, analisando os contrastes tanto de exclusão social quanto a concentração do poder e da renda, levando em conta suas desigualdades. Desta forma, torna-se imprescindível uma reflexão em torno do conceito de cultura (Antropologia), que permitirá ao aluno uma socialização mais ampla ao comparar a cultura de diferentes sociedades, visando compreender e identificar as normas e padrões antagônicos entre uma cultura e outra. O educando deve transmitir o conhecimento de modo que o aluno perceba o caráter de construção cultural, levando em conta as modificações e transformações no mundo global, onde os avanços tecnológicos modificam o cenário de muitas relações, inclusive as relações de trabalho, que se identifica como fato cultural mudando a direção do próprio termo. Possibilitando ao aluno uma reflexão antropológica, no sentido de que identifique estas modificações e o reflexo delas na esfera social e permita-se relativizar com o meio em que vive onde a convivência com a diversidade não seja de estranheza e sim de aceitação. Também faz-se necessário por parte do professor levar o aluno ao entendimento de como construir seu papel social, a participar e exercer sua cidadania, questionar seus deveres e reivindicar seus direitos como cidadão. É de fundamental importância trabalhar em sala de aula as ideologias e suas contradições, explicitando as diferenças entre o discurso e suas práticas, orientando-os a respeito do papel da indústria cultural e o poder da mídia massificada, que possuem influencia no sentido de serem grandes indutores de consumo e promovedores de alienação.

     A disciplina de sociologia deve enfatizar a vida social, o cotidiano, as formas de linguagens, que são fundamentais para fortalecer a comunicação e a interação da vida dos indivíduos em sociedade. Também salientar para os alunos a perceberem e compreenderem o papel das instituições sociais no controle dos mesmos e também no reforço da ordem. Este controle nos direciona a questões referentes à política, afinal, estes processos políticos interferem na dinâmica das estruturas sociais que consolidam ou fragmentam o controle social, faz-se então, de fundamental importância que o educando forme uma opinião política argumentada para levar aos alunos a refletirem sobre suas opiniões, que através deste posicionamento possam ampliar suas concepções e identificarem as relações de poder existentes na sociedade, levando o aluno a uma análise política e fazendo com ele perceba, evidencie e dimensione esta relação entre poder e política objetivando-o a assumir uma postura ou uma prática válida. Dentro de tantos tópicos de relevância sociológica, cabe ao professor problematizar o conceito de Estado que, dentro desta lógica, assume um papel de racionalizador e distribuidor do poder legítimo, desenvolvedor de sistemas econômicos desiguais. Este conceito também enquadra teorias e estudos sobre sua origem e finalidade a fim de provocar uma reflexão profunda sobre suas formas, estruturas, sistemas, formas de governo, regimes políticos, democracia entre outras questões. Desta forma o aluno perceberá os resultantes destas estruturas e conceitos que compõem a vida cotidiana possibilitando-o a comparar o contexto geral e a relação do Estado com a sociedade e suas instituições.

     Diante de tantas possibilidades  de estudo em relação ao ensino/aprendizagem da Sociologia como disciplina obrigatória nas escolas e recentemente reconhecida pela lei 9.394/96. Certamente é fundamental evidenciar e esclarecer como realmente funciona a sociedade visando também um estudo que engloba todos os enquadramentos sociais em seus diferentes aspectos. Torna-se de fundamental importância que tais conhecimentos estejam disponibilizados a sociedade em geral e desta maneira conscientizar principalmente os alunos da funcionalidade da sociedade em que vivem. Podemos concluir que a importância de ensinar sociologia vai muito além da transmissão do conhecimento de forma teórica/metodológica. A Sociologia tem capacidade formadora de juízo crítico perante a realidade social, seu ensino torna-se cada vez mais relevante de modo que seu estudo avance no sentido da compreensão da sociedade em aspecto geral. Ela engloba conceitos fundamentais para o entendimento das estruturas e conjunturas que permeiam a vida social.

 

OBJETIVOS E AÇÕES

- Explicitar as diferentes ideologias e um leque de utopias presentes na sociedade;

- Enfatizar a exist~encia de grupos Sociais e também direcionar a ação prática no
sentido da participação em movimentos sociais organizados.

-Salientar a importância de Sociologia para reconhecer a realidade.

-identificar conceitos como Estado e Democracia;

-Possibilitar um entendimento e reflexão do significado dos conceitos de Estado, Democracia, Ideologia, utopia, Movimentos Sociais, Grupos Sociais;

-Uma descrição que defina características da nossa sociedade dentro dos conceitos trabalhados;

-elaboração de trabalhos de acordo com os conteúdos trabalhados

 

CONCLUSÃO

    
   A sociologia tem “poder” de desmascarar articulações e estratégias que os donos do poder legítimo fazem questão de encobrir, procura explicitar as relações sociais por meio das ações dos indivíduos que compõem a sociedade. Vivemos em uma sociedade em que a política e a economia dão as cartas e os demais jogam o jogo posto, a Sociologia tem como finalidade esclarecer as regras e conscientizar os indivíduos dos seus devidos papeis como integrantes deste todo. É por isso que devemos ensinar Sociologia, para ampliar nossos conceitos e também dos alunos para saberem reconhecer e esclarecer estas brechas sistêmicas dentro de um mundo atual e global complexo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

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